IMG_0216

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Secretaria Judiciária da Corte que seja iniciado o processo de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), condenado por participação na trama golpista e foragido nos Estados Unidos.

“Determino à Secretaria Judiciária que remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de ALEXANDRE RAMAGEM, nos termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América”, diz o despacho de Moraes.

Condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos em setembro. A fuga ocorreu no mesmo mês em que a Primeira Turma do STF sentenciou Ramagem por organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Segundo a Polícia Federal, o deputado fugiu do país de maneira clandestina pela fronteira do Brasil com a Guiana.

Próximos passos:

A partir da determinação de Moraes, a área técnica do STF irá preparar todo o material que indica a condenação de Alexandre Ramagem.

Os documentos serão enviados ao Ministério da Justiça, que analisará a documentação, verificando os requisitos legais para a extradição do deputado.

Após isso, o Ministério das Relações Exteriores deverá formalizar e encaminhar o pedido de extradição, por via diplomática, ao governo americano.

Foto: Gustavo Moreno | STF

Veja também