Caetano Veloso participou, neste domingo (14), de uma manifestação contra o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que reduz a pena dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O show, intitulado “Rio de Janeiro nas Ruas: ato musical 2”, ocorreu na praia de Copacabana.
Além do PL que prevê a anistia parcial dos condenados, o protesto também pautou a proteção das mulheres, a investigação das emendas PIX, a transparência no caso do Banco Master, a devastação ambiental, o marco temporal e a atuação plena da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
A manifestação atraiu milhares de apoiadores no Rio de Janeiro, e Caetano Veloso cantou diversos sucessos de sua carreira musical, como “Podres Poderes”. O cantor já havia participado de um protesto, realizado em setembro, contra o PL da Blindagem, que imunizava parlamentares de serem investigados.
Também participaram do ato musical os cantores Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Fafá de Belém, Emicida, Fernanda Abreu, Duda Beat, Xamã, Tony Bellotto e Lenine.
Outras capitais brasileiras também registraram shows musicais de artistas locais, atraindo mais apoiadores para as pautas do protesto.