A Câmara dos Deputados votou, nesta quarta-feira (10), o processo que pedia a cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). Por 318 votos favoráveis contra 141, a Casa Legislativa decidiu suspender o mandato do psolista por seis meses.
O parecer positivo da maioria dos deputados ocorreu após o protesto na Câmara e as críticas a Hugo Motta feitas por Glauber Braga. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia aprovado a proposta de cassação de Braga; contudo, os deputados optaram por uma penalidade reduzida.
A vitória para o psolista é fruto de articulações realizadas no plenário durante a tarde, revertendo a cassação de Glauber. As movimentações feitas pelos aliados mudaram o destino do mandato do deputado, já que colegas e partidos de esquerda davam como certa a cassação.
Apesar da reação negativa dos deputados de direita, que acreditavam que o diálogo seria a melhor solução para o impasse, Glauber garantiu o apelo dos apoiadores, e sua manifestação repercutiu positivamente nas redes sociais.
Foto: Câmara dos Deputado | Divulgação