Screenshot

A população chilena foi às urnas neste domingo (14) e elegeu José Antonio Kast como novo presidente do país na disputa contra Jeannette Jara, candidata da esquerda, no segundo turno das eleições presidenciais. O duelo foi marcado pela maior polarização política desde o fim da ditadura militar no país.

Segundo o Serviço Eleitoral (Servel) do Chile, Kast obteve mais de 58% dos votos. O novo presidente assumirá o cargo em março de 2026.

O início do governo terá o desafio de governar com um Congresso dividido. Com isso, as mudanças radicais propostas pelo presidente de extrema-direita deverão se adaptar para dialogar com os parlamentares do centro e da esquerda.

A vitória de Kast é fruto do apoio de lideranças influentes da direita, já que o primeiro turno terminou com um empate técnico entre os dois candidatos.

Na fase final das eleições, o novo presidente alimentou o discurso anti-imigração, destacando a deportação de estrangeiros sem documentação em até 90 dias. A opositora afirmou que Kast explorava o discurso protecionista para causar medo na população.

Veja também