Em nova pesquisa divulgada pela Quaest, nesta terça-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários do primeiro turno. O levantamento aponta que, a depender dos opositores, Lula aparece com índices entre 34% e 41% das intenções de voto.
Após o anúncio da pré-candidatura, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) surge em segundo lugar nos seis cenários apresentados. A menor diferença entre Flávio e Lula é de 12 pontos percentuais. Nos cenários simulados, os candidatos concorrem com Ronaldo Caiado, Renan Santos e Aldo Rebelo.
Este é o primeiro levantamento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro não é citado, desde que indicou o filho como pré-candidato à Presidência.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Veja os cenários:
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 13% em um cenário em que disputasse com Lula (39%), Flávio Bolsonaro (23%), Renan Santos (2%) e Aldo Rebelo (2%).
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 10% no mesmo cenário (Lula com 41%, Flávio com 23%, Renan com 2% e Aldo com 1%).
Já Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, teria 6% (Lula com 39%, Flávio com 27%, Renan com 2% e Aldo com 2%).
Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, apareceria com 4% (Lula com 39%, Flávio com 27%, Renan com 3% e Aldo com 2%.