CAROL - USO PRÓPRIO - 32

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve que realizar um novo procedimento cirúrgico. De acordo com ela nas redes sociais, o retorno à mesa de cirurgia é para realizar o bloqueio do nervo frênico. Ainda não há confirmações sobre o estado de saúde de Bolsonaro.

“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, afirmou a ex-primeira-dama nas suas redes sociais.

O que é o bloqueio do nervo frênico?

Procedimento que reduz temporariamente a atividade do nervo responsável pelo controle do diafragma, auxiliando na interrupção de soluços persistentes. Ele é realizado com anestesia local, por meio da aplicação de um medicamento próximo ao nervo, geralmente com a ajuda de ultrassom.  A indicação para o bloqueio do nervo frênico é restrita a casos em que os soluços não respondem a tratamentos convencionais e apresentam impacto clínico significativo.

A constância nos soluços de Bolsonaro é uma das principais preocupações dos médicos. Segundo perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística, que analisou a situação do ex-presidente, o bloqueio do nervo frênico é a melhor opção técnica e deveria ser feito urgentemente. 

Outros procedimentos

Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia, na última quinta-feira (25), para o tratamento de uma hérnia inguinal bilateral. O procedimento foi solicitado pela defesa e autorizado por Alexandre de Moraes. Ao todo, a cirurgia durou cerca de 3h30.

No boletim médico divulgado pelo hospital na sexta-feira (26), Bolsonaro teve ajustes nas medicações para soluço e para refluxo gastro-esofágico. 

“Foram realizados ajustes das medicações para soluço e para doença do refluxo gastro-esofágico. No dia de hoje, não há previsão de novos exames complementares ou procedimentos”, escreveram os médicos.

Veja também