A demora nos atendimentos clínicos e a ameaça da criminalidade impactam o cotidiano dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (13), a segurança ultrapassou a economia e passou a ser um dos problemas mais graves do país, ficando atrás apenas da saúde.
Em ordem, 20% dos entrevistados apontam a saúde como a principal questão a ser resolvida no Brasil, seguida pela segurança pública, com 16%, e pela economia, com 11%. Até abril, fatores econômicos, como a inflação, preocupavam mais a população e chegaram a 22% das respostas.
Ainda segundo a pesquisa, a preocupação com a saúde é o indicador que apresenta maior estabilidade em 2025, oscilando entre 20% e 22%. A queda do percentual relacionado à economia pode estar ligada a avanços econômicos do país, à redução da inflação e à diminuição do tarifaço imposto pelo governo Trump.
Já a segurança pública registrou crescimento em setembro, alcançando 22%, antes de recuar em outubro para 16%.
A pesquisa foi realizada de forma presencial com 2.002 participantes, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil