Um elefante-marinho chamou a atenção de banhistas da praia de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, ao surgir caminhando pela faixa de areia. O animal marinho saiu da água e buscou sol em diversos pontos da praia, indo parar até em uma avenida da região central da cidade. 

A aparição da espécie reuniu veranistas presentes no local que pararam para admirar o tamanho do elefante-marinho e registrar sua passagem pela praia. Para retornar ao mar, o animal teve que passar por onde os banhistas estavam, que abriram espaço para que ele conseguisse chegar às águas.

A ação contou com o apoio dos policiais do Comando Ambiental da Brigada Ambiental Militar, que também isolou parte da avenida para evitar riscos aos banhistas e ao animal. Não houve registros de ataques e maus-tratos à espécie.  

Mesmo com o susto, o elefante-marinho estava em ótima condição corporal. Eles costumam aparecer em praias por alguns dias para descansar ou fazer troca de pelagem. O animal não aparece com frequência no litoral do Brasil. 

Sobre o animal

Machos adultos da espécie podem chegar a 6 metros de comprimento e pesar até 4 toneladas. Normalmente, as colônias reprodutivas ficam localizadas na Argentina, o que ocasiona aparições comuns no litoral brasileiro. 

Veja o vídeo:

Veja também