IMG_1746

A líder da extrema-direita na França, Marine Le Pen, criticou a invasão dos Estados Unidos na Venezuela na madrugada deste sábado (3). De acordo com ela, existe uma razão fundamental para se opor a mudança de regime que Donald Trump está impondo no país latino americano.

Confira a fala na íntegra:

Existem mil razões para condenar o regime de Nicolás Maduro: comunista, oligárquico e autoritário. Ele impôs ao seu povo, durante anos, uma opressão sufocante que lançou milhões de venezuelanos na miséria, quando não os forçou a deixar o país.

Mas existe uma razão fundamental para se opor à mudança de regime que os Estados Unidos acabam de provocar na Venezuela. A soberania dos Estados nunca é negociável, independentemente de seu tamanho, de seu poder ou de seu continente. Ela é inviolável e sagrada.

Abrir mão desse princípio hoje, seja no caso da Venezuela ou de qualquer outro Estado, significaria aceitar amanhã a nossa própria submissão. Isso representaria, portanto, um perigo mortal, em um século XXI que já é palco de profundas transformações geopolíticas e no qual paira sobre a humanidade o risco permanente de guerra e de caos.

Diante dessa situação, resta apenas esperar que a palavra seja devolvida o quanto antes ao povo venezuelano. Cabe a ele definir, de forma soberana e livre, o futuro que deseja construir como Nação.

Veja também